Para melhor visualização desta página recomendamos a instalação do Adobe Flash Player

Get Adobe Flash player

Dia Internacional da fotografia

Geral  -  19 de agosto de 2009 - por Tati  - 0 comentário

19 de agosto
Hoje é o dia Internacional da Fotografia, uma data não muito lembrada mas que considero muito importante.
A fotografia complementa a minha vida, faz de mim uma artista e é através dela que expresso meus sentimentos.
Graças a Joseph Nicéphore Niépce e Jean Jacques Mandé Daguerre que foram os responsáveis por essa invenção, temos hoje a oportunidade de registrar momentos e eterniza-los.
Hoje a fotografia é uma febre, em qualquer hora e qualquer lugar temos oportunidade de fazer uma foto, seja com câmera ou celular. Já imaginaram se não existisse fotografia? :(
Graças a inteligência que Deus deu a esses inventores A FOTOGRAFIA EXISTE!!! :) E TODO MUNDO GOSTA DE SER FOTOGRAFADO!!!!

Aqui vai um pouco de história:

Dia Mundial da Fotografia

Dois franceses merecem destaque nessa descoberta: Joseph Nicéphore Niépce e Jean Jacques Mandé Daguerre. Niépce foi o precursor, unindo elementos da química e da física, criou a héliographie em 1926. Nesse invento ele aliou o princípio da “câmara obscura”, empregada pelos artistas desde o século XVI, à característica fotossensível dos sais de prata. Após a morte de Niépce, Daguerre aperfeiçoou o invento, rebatizando-o como daguerreótipo.

Por essa época um francês radicado no Brasil, Hércules Florence, desenvolvia também experimentos que levariam ao mesmo resultado. Mas o advento da fotografia foi anunciado ao mundo oficialmente, em Paris, na Academia de Ciências da França, consagrando o Daguerreótipo, em 19 de agosto 1839.

De lá pra cá a fotografia evoluiu muito e foi a grande responsável por “apresentar o mundo” à humanidade. Mesmo com o surgimento de outras formas de exibição de imagens (cinema, televisão, computador) a fotografia continua sendo a única “capaz de captar a alma humana”. Ou, como diria Henri Cartier-Bresson, um dos maiores fotógrafos de todos os tempos “fotografar é captar o momento decisivo”.

Fonte: www2.portoalegre.rs.gov.br

Imagem da primeira fotografia permanente do mundo feita por Nicéphore Niépce, em 1825


Deixe seu comentário


Enviar Comentário